Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Nadir Abdalla (Zico)

Foto: Arquivo Câmara Municipal de Colina
Zico, nasceu no dia 10 de abril de 1934 em Colina e é filho de Alli Abdalla e Syria Drubi, participou ativamente da vida pública em Colina, sendo vereador por diversas vezes e presidente do Partido Verde, Músico e dono de estabelecimento comercial. Formou a a Banda Dr. Oscar de Góes Conrado e participou de obras como criação do Museu Municipal, Velório Municipal e a passarela que liga a cidade ao bairro Nova Colina. é criador de letra e música do Hino Municipal de Colina.


Vídeo editado por José Mario Tonus a partir de gravação em formato AVI realizada por Renata Paro e disponibilizada pelos parceiros do blog: www.colinaspaulo.blogspot.com através do Facebook Colina-SP 

Vereador Nadir Abdalla
(Foto: Revista PrefeiTô Informa 1985) 

Nadir Abdalla e sua esposa Edna Aparecida Martins Abdalla
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.445)

Nadir Abdalla
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo pag.443)

Concurso Hino Municipal

De Pé da esquerda para direita: Hideo Ikuma (músico), Nadir Abdalla (Zico), Jefferson Joel de Carvalho (Maestro) Luiz Fachina (músico), Vagner Cotrim (ator e coordenador artístico Cultural).
Sentados: Inah Cabral (escritora), Eugênio Donini Junior ( professor) e Ana Maria Paro ( Professora)


Concurso Hino Municipal
De pé da direita para a esquerda: Hdeo Ikuma, Nadir Abdalla (Zico), Maestro Joel, Luiz, Profª Elizabete Milani Neme(Secretária de Educação e Cultura). Sentados: D. Inah Cabral, Eugênio Donini Junior ( Prof. Geninho) e Ana Paro.


Hino Municipal de Colina


Baixadas baixadinhas
Manaciais ribeirinhos
Elevados espraiados
De rica fauna habitados


Sons matinais magistrais
Por corais de aves canoras
Soam como festivais
Em clima orvalhado da aurora


Lençol verde bordado
Intensamente perfumado
E que matiz caprichado
Da imensidão de flores e que cores
Inspirando poetas e trovadores


Colina de Venâncio conquistador
Do alferez imigrante
Fabri o desbravador
Que exaltamos com louvor


Pitoresca e hospitaleira Colina
És "Shangrila" que fascina
És de convívio adorável
És precioso ninho
E com orgulho incontestável
Felizes somos e estamos
Somos cidade carinho.

Criado pela Lei Municipal nº 2402 de 07.08.2003, o Hino Municipal de Colina é de autoria do colinense, Nadir Abdalla "Zico".


Renata Paro, colaboradora do Facebook ColinaSP foi até o "Bar do Zico", figura lendária do município é a alegria da garotada por vender fogos de artificio, traques e biribinhas, Zico acolhe animais que são deixados à sua porta, é impossivel ao entrar em seu bar não notar a presença de vários gatinhos. Músico, criador da banda Oscar de Góes Conrado, compositor, criador de nosso Hino Municipal, como vereador foi responsavel por projetos importantes  como o Museu Municipal , Velório entre outros. Com muita história para contar, Zico repartiu seu acervo e foi clicado pelas lentes de Renata. 


Foto: Renata Paro
filho de Syria Drubi e Ali Abdalla, casado com Edna Aparecida Martins Abdalla, pai de 3 filhos: Alvaro Martins Abdalla, Neder David Martins Abdalla e Beatriz Martins Abdalla dos Santos.

Foto: Renata Paro
Nasceu em 10/abril/1934 e tem seu famoso Bar do Zico desde 1962. Foi vereador por quatro legislaturas (1969/1989) e foi preparador físico do Colina Atlético (1965/1970).

Foto: Renata Paro
"Em minha conversa com o Zico ele me disse que os obeliscos que estão na Av. Luiz Lemos de Toledo e em frente à Prefeitura, bem como a cruz em frente ao cemitério foram obra de Agnaldo Ferreira, que também foi vereador em Colina. O obelisco em forma de imã, em frente ao Supermercado Tome-Leve, seria para atrair as pessoas para a nossa cidade (Renata Paro, 28/agosto/2011)"

O Bar do Zico, na Av. Rui Barbosa
Fotos: Renata Paro


(Foto:  Colhidas por Renata Paro (arquivo pessoal de Nadir (Zico) Abdalla)
 É compositor, músico e poeta. Compôs umas 30 músicas, dentre elas: O Escambau, Vai ser Vovô, Farol do Cepacol, músicas jocosas, para cada percussionista que fazia parte da sua banda, procurando sempre destacar a alegre personalidade dos músicos. Tocou em 35 carnavais, 32 em Colina, com seu grupo "Tradição". Entre 1980/1990 compôs todos os sambas-enredo para as Escolas de Samba de Colina, além de compor os Hinos de Colina e da Tigrada. Tocou também com a banda Macribel de Assis, que tem grandes músicas gravadas em vários CDs.

A Banda Musical Dr. Oscar de Goes Conrado fez sua primeira apresentação ao público na noite de 1º de Novembro de 1987. Criada por lei municipal no governo Tô, sob a direção do Maestro Jéferson Joel de Carvalho e do vereador e músico Nadir Abdalla. Diretoria: Presidente, Nadir Abdalla; Vice Presidente, Antonio Hideo Ikuma; Tesoureiro, Luis Oscar dos Reis; Secretário, José Marco Maggioni; Relações Públicas, Antonio Carlos P. de Andrade.
(Fotos: Colhidas por Renata Paro (arquivo pessoal de Nadir (Zico) Abdalla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário