Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Família Paro


Video Monte Belo NOF

Video cedito gentilmente por Nestor disponivel no seu canal no youtube : www.youtube.com/user/zenanesoliton
88 - Ernesto Benedito Paro, filho caçula de Benedito Paro, com sua esposa Antonia Favareto Paro com sua primeira filha no colo. (Foto erroneamente identificada no Museu Municipal sendo de Benedito Paro,identificada agora corretamente  por parentes e amigos do facebook)
89a - Fámilia Paro - Henrique Paro
(foto Acervo Museu Municipal de Colina)
89b Fámilia Paro
(foto Acervo Museu Municipal de Colina)

João Paro
João Ademar Paro
João Ademar Paro

Nasceu no bairro Monte Belo, no municipio de Colina o dia 22/12/1933 filho de João Pedro Paro e Maria Paro, teve participação ativa no Rotary Club e foi Prefeito Municipal de 02/01/1964 a 02/02/1969 e em duas outras oportunidades: 11/07/1966 a 10/08/1966, e de 02/01/1968 a 30/11/1968.
João Paro

Filho de Antonio Paro e Eugênia Girardi Paro, nasceu em 14/12/1923, e recebeu esse nome em homenagem ao seu irmão que morreu aos 16 anos em Gênova, na Itália em 1904. tornou-se Prefeito de Colina no periodo de 03/01/1960 a 01/01/1964 e assumiu a prefeitura em mais duas oportunidades: de 05/01/1962 a 19/01/1962 e de 03/09/1962 a 02/10/1962.

D. Ercília do Nascimento Paro
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.85)

Henrique Ernesto Paro
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo pag.90)
Ângelo Paro
Nasceu em 05/03/1983 em Ribeirão Preto Filho de Benedito Paro e de Luiza Cardini Paro, italianos de Treviso.
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo pag.208)

Djalma Ernesto Paro e a esposa Luzia Garcia Paro
Djalma Ernesto Paro filho de Santo Paro e Luiza Paro, nasceu na Fazenda Gurita, em Colina no dia 20/04/1930. Foi proprietário da "Leiteira Brasil" paricipando ativamente do comércio local.
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.259)
Ernesto Henrique Paro ( Ernestão)
Filho de Henrique Ernesto Paro e Genoveva Girardi Paro, nasceu em Colina na Fazenda Gurita no dia 30/12/1934.
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo Syria Drubi pag.267)
Fazenda Gurita - Casa onde nasceu Ernesto Henrique Paro
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Caval - Syria Drubi pag.268)
Benedito Paro
chegou ao Brasil em 15 de Março de 1887, veio como imigrante, acompanhado de sua esposa Dona Luiza Cardini. Primeiramente instalou-se na Fazenda Albertina em Ribeirão Preto, depois foi para a cidade de Pitangueiras, e finalmente em 1896, adquiriu a Fazenda Estiva e transferiu-se para cá onde residiu até o ano de 1.911.

Comprou então uma nova área na região do Monte Belo em Colina, brilhante lavrador, transformou a nova área adquirida; as matas deram lugar ao cafezal e pastagens.

Benedito Paro: Uma das Raizes da Fámilia Paro
 
São seus descendentes:

1 - Antonio Benedito Paro, Casado com Eugênia Girardi

2 - Elvira Paro Piai, Casada com João Piai
3 - Giacomo Benedito Paro, Casado com Itália Marim

4 - Ângelo Paro, Casado com Santa Amabili Paro

5 - Catarina Paro, Casada com João Polizeli

6 - Ernesto Benedito Paro, Casado com Antonio Favaretto

7 - Marina Paro, Casada com Pedro Vello

(foto: Acervo Museu Municipal de Colina)
Devido a expansão do café no Brasil no final do século XIX, em busca de vida melhor, muitos estrangeiros imigrara para cá, na sua grande maioria itlaianos, entre elas a numerosa Família Paro.
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo Syria Drubi pag.302)

(Texto Legenda nº 88 do Museu Municipal de Colina)

Ernesto Benedito Paro

Conhecido como "Caçula" nasceu em 21/12/1897, na Fazenda Estiva em Colina.
(foto integrante do Livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.304)

Santo Paro
Nasceu em 25/11/1900 na Fazenda Estiva em Colina era filho de Ernesto Paro e Emilia Marin Paro.
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.479)
1963
Na foto Diomar Natal Paro (Déo) e o menino Santo Paro Neto
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.480)

29 comentários:

  1. Por favor, verificar no Museu de Colina se a foto 88 é de Ernesto "Benedito" Paro, filho de Benedetto Paro.

    ResponderExcluir
  2. Vagner, como o Vello disse acima, verifique a identificação da foto 88, pois mostramos essa foto a várias pessoas da família Paro e todas sem exceção disseram ser o filho caçula do Benedito Paro, ou seja, o casal da foto é Ernesto Benedito Paro e Antonia Favareto Paro com a primeira filha do casal no colo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nestor e Valdemar Vello realmente a legenda do Museu esta errada,graças a vocês e ao bendito facebook esses erros podem ser reparados

      Excluir
  3. Oi Vagner, tudo bem?? Te mandei uma mensagem mas acho que não foi.
    Estou procurando alguém que tenha os documentos do Antônio Benedito Paro (meu bisavô), vc teria contato com alguém que teria??

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Estou buscando meu bisavô Ricardo Parro, filho de Aantonio Parro e Angela Buso de Treviso/Lutrano. Entre 1889 e 1895. Será que as famílias tem ligação? Cidade de Brotas/Dois Córregos em SP

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe de que cidade em Treviso descende Benedetto Paro?

    ResponderExcluir
  6. Nossa,que surpresa ver essas fotos,sou filha de Zé Teixeira,que na verdade era Bernardo Teixeira Leal,Sou uma dos 11 filhos dele,nasci no monte belo,moramos na fazenda do Aimar Paro,mas o Monte belo,foi onde estudei.Me lembro de muitas coisas.Da escola,da igreja e das festas na figueirona,da venda do beppin,do campo de futebol.Muitas lembranças.Pessoal do espanhol que foram para americana me lembro deles.Mas chorei quando vi uma foto da tuia de café,era nosso lugar preferido de brincar.Subiamos naquela rampa e pulava em cima do café em graos.Muito feliz a idéia de colocar tudo isso.Joao Henrique Paro,meu padrinho de batismo.Saudades imensas,eu era feliz e nao sabia.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a Maria José e moro em Ribeirão Preto SP, sou Filha da Nair Paro, neta de José Paro e Carolina Fracasso... Alguém de vocês tem fotos dos meus Bisavós Ernesto Paro e Emília Marin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nestor, tudo bem? como faço para ter uma cópia destas fotos?

      Excluir
    2. Oi Zezé. Tudo bem?
      No computador, vc ja tentou clicar na foto, ela abri maior, clica com o botão direito do mouse na foto e salva.

      Excluir
  8. Alguém de vocês tem fotos dos meus Tataravós Marco Paro e Madalena Marin?

    ResponderExcluir
  9. Sou Nicoly Paro, meu Bisavô é Umberto Paro, gostaria de saber mais sobre minha familia, alguem tem fotos ?? ou algo do tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto seria filho de João Batista Paro que era filho de Marco Paro?

      Excluir
  10. Sou neta de Humberto Paro meu nome é Cecilia maciel de Paula filha de Terezinha Paro os dois já falecidos gostaria de saber mais sobre a família Paro minha mãe e natural de Colina Estado de São Paulo


    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!

    Sou descendente de uma família paro (parro) que se estabeleceu nos anos 20/30/40/50/60 em diante em Araçatuba/SP.
    Nomes: Avo (italiano)- Eugenio Paro; Avó (italiana) - Regina Paro,
    Pai: Primo Angelin Paro;
    Tios: Ernesto Paro, Augusto Paro, Livio Paro, Santina paro e outros..

    Se na família de vocês tem alguém com mais de 80 anos, pode ser que tenham conhecido minha família. Seria muito bom saber se temos parentesco.

    Belmiro Paro - Sorocaba/SP


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Belmiro eu tenho contato um neto de Eugênio, chama Atayde Mesquita mora na Bahia.

      Tenho esse arquivo, se te interessar pasa-me seu email.



      Eugenio Paro (15/04/1883-11/02/1967) e Regina Peruca (29/10/1888-03/10/1965)
      Santina Paro (13/01/1918-09/08/1989) e José Alves de Mesquita (17/01/1908-04/06/1995)

      Luzia Alves de Mesquita (1937)
      Marcello




      Alcebíades Alves de Mesquita (02/07/1938) e Florípedes Pretti (26/10/1942)
      Sandra Regina Pretti Mesquita (1966) e ? Soares
      ? Pretti Mesquita Soares



      Firmina Alves de Mesquita (1939) e João Carlos Miranda
      Carlos José Miranda (1961)

      Excluir
  12. SOU BISNETA DA MALIA PARO CASADA COM BATTISTA GIRARDI SOU FILHA DE JOÃO BATISTA GIRARDI DE COLINA TERIA INFORMAÇÃO SOBRE DOCUMENTOS E LOCAL DE CASAMENTO DOS MEUS BISAVÔS?? PPIS QUERO MUITO FAZER DUPLA CIDADANIA ITALIANA.

    ResponderExcluir
  13. A Avó da minha esposa é Eugenia Girardi que é irmã de Batista Girardi. A Eugênia casou com Antonio Paro em Colina, no entanto naquele época era município de Barretos, então no documento aparece como casados em Barretos. Creio que o Batista também casou em Barretos.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSX6-84YD


    ResponderExcluir
  14. Meu bisavô era Pedro Paro, morreu por volta de 1987 (com cerca de 98 anos) na cidade de Santo André, ABC paulista. Meu avô, Antonio Paro, veio para SP em 1957, oriundo de Mineiros do Tietê - SP. Queria saber mais sobre minhas origens

    ResponderExcluir
  15. Marcus, qual o nome da bisavó? E qual o nome da avó?

    ResponderExcluir
  16. Marcus veja esse documento
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFT-39K2-7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Nestor, graças à sua generosidade pude conhecer um pouco mais sobre minhas origens:meu tataravô era Marco Paro e minha tataravó Madalena Marin. Meu bisavô, Pedro Paro, minha bisavó Carmella Mazzocca. Curiosidade:sempre disseram a nós, familiares, que nosso nonno Pedro Paro era italiano, porém ele é nascido no Brasil, já que meu bisavô chegou aí Brasil dois anos antes de seu nascimento! E mais: meu avô, Antônio Paro, não nasceu em Colina, e sim em Mineiros do Tietê. Agora estou tentando encontrar algo que possa me explicar porque meu bisavô resolveu sair de Colina e ir rumo a Mineiros do Tietê. Muitíssimo obrigado!à propósito, moro em Caraguatatuba, litoral de SP e terei imenso prazer de vê-lo caso venha passear por estas bandas!!! Forte abraço!

      Excluir
    2. Oi Marcus fico feliz em ter te ajudado. Talvez um dia ainda nos vemos.Abraço

      Excluir
  17. olá, meu nome é Wesley moro em São Paulo capital, estou em busca de mais informações sobre a origem familiar , descobri que meu trisavó se chamava José Paro Canuto de Sousa, ele viveu no sul de minas Região de Passos/ Piumhi, Capitólio, pelo sobrenome e pela proximidade de Ribeirão, penso que exista uma ligação entre o Paro dele com os" Paro " estes do blog, entrei em contato com cartório e estou aguardando informações sobre os pais dele, teria conhecimento de algum ramo que ligaria os sobrenomes ? , desde já grato pela atenção

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Wealey, não sei te dizer se tua família tem ligação com os Paro de Ribeirão e Colina, pode até ter como vc falou sobre as proximidades da região. É isso mesmo, no cartório vc vai ter uma posição das famílias.

    ResponderExcluir