Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

O Cinema em Colina

(Foto: www.colinaspaulo.blogspot.com )



Foto de Renato Cândido Martins publcada no livro Crônicas da Cidade de Nicola Gonçalvez pag.30
(www.colinaspaulo.blogspot.com )

No ano de 1910 era inaugurado em Colina o Cine Bijou, na esquina da Rua 07 com a Manoel Palomino Fernandes. O Cinema era mudo na época e a tela tinha de ser molhada antes da projeção do filme. O proprietário era o Sr. Bernardino Lopes.



Cine Bijou Colinense
(Foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.158)

* Esta fotografia acima é uma daquelas fotos que nos deixa muito confusos, ja que não sabemos de sua procedência. em conversa com os amigos do blog: www.colinaspaulo.blogspot.com acreditamos que este prédio esta mais pra Cine Theatro Santa Helena, devido a semelhança na fachada com as gravuras que estão logo abaixo, outra informação em conflito é quanto a localização o prédio não parece estar na esquina, como relata D. Syria referente ao Cine Bijou, porque apresenta entrada dos dois lados. Se alguem tiver alguma informação sobre a fotografia favor entrar em contato.
Desenho emoldurado nas paredes do museu do Cine Colina(Desenho: Acervo Museu Municipal de Colina)
Este desenho emoldurado na parede do museu mostra como era o cinema por dentro
(Desenho: Acervo Museu Municipal de Colina)
Este desenho emoldurado na parede do Museu mostra como era o Cine Teatro Santa Helena
(Desenho: Acervo Museu Municipal de Colina)
Foto tirada de um dos exemplares antigos do jornal "O Colinense" que estava enoldurado no Museu Municipal. O Jornal O Colinense atualmente foi digitalizado e é possivel encontrar a programação com cartazes dos filmes que passaram no Cinema e várias fotos interessantes.
Você encontra o jornal "O Colinense" digitalizado em www.colina.sp.gov.br no link cultura.


05 Carnaval

Antigamente , em 1940 as festas carnavalescas eram realizadas no Cine Theatro Santa Helena, cuja construção data do ano de 1.910
Notem os camarotes nas laterais do salão, e o seu piso que não era reclinado. Com atenção poderão reconhecer muitas pessoas nossas conhecidas.
(Foto: Acervo Museu Municipal de Colina)

Carnaval 1936
Carnaval do ano de 1936 realizado no Cine Theatro Santa Helena
(foto adquirida por Eugênio Donini Junior durante a Campanha da Saudade)

*Curiosidades
No Museu Municipal de Colina você encontrará antigas poltronas do cinema, a catraca, um rolo de filme antigo e refletores que foram doados ao museu quando este foi leiloado. O que restou do maquinário de projeção extremamente pesado e grande foi levado ao Barracão da Prefeitura.
No Museu você tambem encontra cartazes antigos do cinema alem de um pequeno projetor de filmes Super 8 e alguns filmes tambem em super 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário