Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

O Transporte em Colina " Transporte de Madeira"

Alem de Carros de boi assim era realizado o transporte de madeira:

Acervo Dante Guarnieri Filho
Colhida por Renata Paro

09 Puxador de toras da antiga Serralheria São José, que pertencia ao Sr. Luiz Gomes Areias ano de 1933 - hoje um dos barracões pertence ao ex prefeito Dieb Taha e é utilizado na beneficiamento de arroz
(Acervo Museu Municipal de Colina)


280 - Barracões

Os barracões ainda existem hoje utilizados no beneficiamento de Arroz

(Acervo Museu Municipal de Colina)


" Fodoca" - era esse o nome dado a máquina que transportava madeiras, dirigida pelo maquinista Sr. José Camolesi, natural de Pitangueiras-SP, que trouxe sua familia para residir em Colina. Junto com ele trabalhavam: Sr. Adão Cardoso que efetuava a troca de dormentes e o Sr. Carlos Gonçalves o foguista.

(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.591)

Um comentário:

  1. Ola Renata, tudo bem? Sou Juliana Areias, cantora e compositora brasileira residente na Australia, genealogista amadora e descendente da Familia Areias de Colina. Meu pai Jose Wilson Areias Mendes, nasceu em Colina. Pesquisando informacao sobre meu bisavo portugues Luiz Gomes Areias, descobri uma foto dele relacionada a serralheria que ele teve em Colina, foto do acervo de Dante Guarnieri Filho. http://colinasp.blogspot.com/2011/05/o-transporte-em-colina-transporte-de.htmlGostaria saber se posso publicar a foto com os devidos creditos na pagina digital que tenho dedicada ao meu bisavo ( https://tinosgen.com/branches/marcellina-tinos/luiz-gomes-areias/ ) e tambem saber se voces teriam mais fotos, documentos ou informacao a respeito dele e nossa familia em geral que teve maquinas de beneficiamento de Arroz e Fafe tambem em Colina ( Familia Moreira, Familia Torres - de portugueses que se casaram com filhas do meu bisavo Luiz Gomes Areias. Se preferir conversar por email ou whatsapp, esses sao os meus contatos juliana@julianaareias.com whatsapp +61405279160. Obrigada desde ja pela atencao e bonito trabalho depreservacao da memoria de Colina. Aguardo com alegria sua resposta. Beijos, Ju : )

    ResponderExcluir