Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Buracão

Buracão


O Buracão


(Foto integrante do Livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.588)


321 - Buracão

(Acervo Museu Municipal de Colina)


320 - Buracão
Da Esquerda para Direita: Catarina Scarmato Buzulini, Aparecida Rodrigues e Amália Silva Albregardi. Meados de 1.940

Doação Foto: Giacomo Borella (Lello)

(Acervo Museu Municipal de Colina)


322 - Buracão


Na foto: Aparecida Rodrigues, Amália Silva Albregardi e Giacomo Borella ("Lello") Meados de 1.940
Doação foto: Giacomo Borella (Lello)
(Acervo Museu Municipal de Colina)



Buracão de Colina


Muito se conta sobre o famoso Buracão, os mais velhos então, cada um possui uma estória do famoso buraco que engoliria a cidade de Colina. O "Vale do Buracão" como era denominado antigamente foi o local onde se construiu a casa de José Fabri, local este que até hoje possui nascentes do nosso agora ja controlado lago no atual Parque Débora Paro.

O Buracão tornou-se uma ameaça a população da epoca, porque este vinha devorando as residencias de nosso povoado, consequencias do desbravamento causando esta terrivel erosão.

O Prefeito Pio de Mello Nogueira (1952/1956) confiou ao construtor de obras Sr. Angelo Martins Tristão , a missão de acabar com o buracão e acalmar a população. Posteriormente no governo Tô, foram cosntruidas três galerias acabando de vez com a ameaça, tambem no governo Tô foi projetada e iniciada a obra do que seria o "O Parque Débora Paro", uma linda maquete circulou por bancos e estabelecimentos de Colina, mas isso é uma outra estória (rs). O Parque Débora Paro está em obras até os dias de hoje, com Pista de skate e a construção de um Teatro, mas devemos ficar atentos porque nunca se sabe... se não cuidarmos o buracão poderá ressurgir e engolir a cidade toda (rs)....



Nenhum comentário:

Postar um comentário