Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Fundadores - Primeiros Moradores

Chácara Palmeiras de José Fabri

Descoberta!
Mais uma lacuna de nossa história preenchida. Os amigos do blog http://www.colinaspaulo.blogspot.com/ identificaram no dia 26/07/2011 a foto sendo como a 1ª Residência de Colina do Sr. José Fabri. comparando-se a foto com outra ja identificada abaixo tudo leva a crer que estamos de fato com mais um registro dos primeiros moradores de Colina.

" Ao lado havia uma chácara que chamávamos Malvina (Uma das filhas de Fabri), que também tinha muitas arvóres frutiferas e fazia as delicias da molecada. Tinha uma casa em ruinas que diziam ser mal assombrada. Como a Malvina morreu louca, isso deve ter servido ao folclore local para as invencionices típicas de um interior onde não havia televisão e os "causos" eram contados à larga.

Resumindo e concluindo, não se trata exatamente da primeira casa, mas sim do local onde foi erguida a primeira casa e da primeira chácara de Colina. Esta poderia ser chamada de primeira casa de alvenaria construida em Colina, no mesmo lugar do rancho dos Fabri, este sim, a primeira habitação de Colina.

Nestor de Oliveira Filho fala sobre uma chacara na Av. Rui Barbosa, logo acima da linha, mas nunca ouvimos nada a respeito. Mas, toda história oral tem sempre algum fundo de verdade. Precisaria ser apurado. o problema é que não deve ter ninguem vivo para contar e os registros de propriedade estão no Cartório de Barretos."

Comparando a foto já identificada abaixo acreditamos que a foto acima trata-se da mesma residência do Sr. Fabri dadas semelhanças na fachada.







Cel. José Venâncio Dias
Ampliação extraida por Vagner Cotrim da foto Registro nº 12 Casamento Dr. Lamounier de Andrade e Mariana Dias
(Acervo Museu Municipal de Colina)


137 - José Venâncio Dias - Doador das terras de Colina
(Pintura: Acervo Museu Municipal de Colina)
Cel. José Venâncio Dias nasceu em Sant'ana Dos Olhos D'agua, no municipio de Orlândia SP, em 9 de junho de 1869, filho de José Venâncio Dias e Helena Diniz Junqueira, frequentou colégios de Minas e São Paulo, mas quando crinaça veio a Colina com seus pais e se afeiçoou a terra. Faleceu em Campinas no dia 04 de Março de 1925 em viagem de estrada de ferro quando regressava de uma estação de águas em Lindóia-SP.


13 - Primeira casa de Colina pertenceu ao imigrante italiano José Fabri (1905) localizava-se na Av. Manoel Palomino Fernandes com a Rua 13 de Maio, onde tambem estabeleceu uma pousada de tropeiros e madereiros
(Foto: Acervo Museu Municipal Colina )
Em meados de 2009 conheci Márcia da Cunha Mesquita Migliani, residente em São Paulo,visitava a cidade de Colina com uma lúcida e simpática senhora em busca da foto acima (a primeira casa de Colina) Me dizia Márcia que aquela senhora (sua tia) estava em busca de recordações e que além da foto que estava no painel da Secretaria Municipal de Educação a levaria para a escola José Venâncio , onde ela havia estudado, a simpática senhora era Dona Amélia Fabri, descendente dos primeiros moradores de Colina. Conversamos um pouco e ela revelou ter fotografias de família, inclusive de José Fabri e esposa, alguns meses depois via correio recebemos essas duas fotos abaixo que apoveito para postar aqui. Amélia Fabri faleceu em 27 de Maio de 2011 quando completaria 97 anos. Encontra-se ainda viva sua irmã caçula Nair Fabri atualmente com 80 anos.



José Fabri e Julia Balsani
Doação: Márcia Migliani


Amélia Fabri e família - Chácara Palmeiras
Doação: Márcia Migliani
(Acervo Museu Municipal de Colina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário