Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Art Nouveau em Colina

Muitas pessoas passam por este prédio e não imaginam que estão de frente com uma importante aquitetura histórica de nosso munícipio. Além  da arquitetura Art Noveau o prédio que ja foi o "Hotel Central"na década de 30, e só por isso ja merece nosso respeito visto que muitas pessoas com suas histórias de vida particulares ja dormiram neste local após sairem da estação ferroviaria, que também não se encontra em condições tão diferentes, hoje esta dividido em vários pontos comercias. Sua fachada resiste ao tempo, com seus rostos femininos observam a população por décadas. 
É preciso preservar e descobrir mais sobre este magnifico prédio que merece ter sua fachada tombada. Se você possui alguma informação, documento, fotos que possam esclarecer um pouco mais sobre a história deste prédio entre em contato para que possamos num futuro próximo com o máximo de informações obtidas transformar essa fachada em Patrimônio Público Municipal.

Esta postagem conta com os colaboradores do blog: www.colinaspaulo.blogspot.com ; internautas que acessam o facebook ColinaSP e fotos de Renata Paro e Maristela Ikuma.




Conforme Anuncios podemos notar que o Hotel Central além de viajantes possuia moradores fixos  como é o caso do Dr. Antonio de Palma Guimarães.

Anuncios extraidos do Jornal O Collinense n°612 de 10 de Agosto  de 1931 por Vagner Cotrim disponivel em http://www.colina.sp.gov.br/  (Acervo digitalizado Museu Municipal de Colina)

 
 Foto: Renata Paro
  Foto: Renata Paro
  Foto: Renata Paro
 Foto Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
 Foto: Renata Paro
Foto: Renata Paro

O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.   
No Brasil o estilo Art-Nouveau chegou ao raiar deste século. Os salões dourados de gosto francês, o mobiliário em madeiras preciosas são guarnecidas de bronze em forma de frutos, grinaldas, laços.

Caracterizado por exuberância decorativa, formas ondulantes, contornos sinuosos e composição assimétrica, o art nouveau procurou sempre um ritmo ascensional elegante, feito de linhas entrelaçadas que sugerem muitas vezes o mover instável das chamas.
A figura da mulher etérea, envolta em véus e aspecto diáfano, tem como fonte de inspiração a bailarina Loie Füller, que começa sua carreira brilhante em 1893, tendo posado para escultores e pintores dos mais famosos. Os bronzes aparecem no uso corrente, guarnecendo móveis ou em enfeites, sempre a figura humana presente, a mulher-flor sempre utilizada.
 Estilo de arte e arquitetura que se desenvolveu na Europa e nos Estados Unidos entre 1883 e 1910, o art nouveau perdurou até a década de 1920 em objetos decorativos e teve significativas projeções no Brasil.
O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética), e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes, como no exemplo abaixo:
Este é o rótulo de uma loção que expressa bem a idéia do art nouveau, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas.
Diferente de outros movimentos de vanguarda do início do século 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau não foi dominado pelas artes plásticas. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo,
Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard e Gustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decoração.
Ainda assim, na pintura, o estilo esteve relativamente presente nas obras de Vassili Kandinsky e Franz Marc, alcançando seu período de sucesso entre as duas últimas décadas do século 19 e as duas primeiras do século 20, quando é substituído, gradativamente, pelo estilo
art déco e, em seguida, definitivamente abandonado.






Na ampliação da foto vemos as letras SM na fachada do prédio dentro de um brasão com frutos


Enviei as fotos para um conceituado arquiteto avaliar que retornou:

"Dei
uma olhada no seu blog e achei muito interessante sua preocupação com
o registro da história da cidade.
Com relação ao edifício em questão, parece que ele realmente possui
características relevantes pelas imagens que recebi, mas ainda não é
suficiente para afirmar se ele deve ou não ser tombado. Mesmo porque
existem diversos tipos de tombamento, diversos graus de proteção. Além
disso é preciso saber mais sobre a história da edificação, seu
interior, resgatar mais imagens, inclusive do conjunto edificado onde
se encontra o prédio. Enfim, é um projeto complexo mas importante e
válido para a manutenção do conhecimento e da história da região.Se quiser levar adiante o processo, procure resgatar o maior número
informações e estabelecer um diálogo com a secretaria responsável da
prefeitura de sua cidade. Caso queira me enviar mais fotos para uma
análise mais detalhada, estou à disposição.

Boa sorte,

Bruno Massara
bmassara@gmail.com

Em 30 de julho de 2011 "

Bruno Massara Rocha é arquiteto urbanista e professor do Depatamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário