Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Brasão e Bandeira de Colina


Vitor Martins Artista Plástico que desenhou o Brasão da Cidade de Colina
(foto integrante do livro Colina Capital Nacional do Cavalo - Syria Drubi pag.492)




Telas de Vitor Martins Tristão
 material e pesquisa de Renata Paro e com material de Carlos Alberto Ribeiro e do Facebook Colina-SP do  blog http://www.colinaspaulo.blogspot.com/    
     
Brasão de Colina
Desenho original de Vitor Martins Tristão
(Acervo: Prefeitura Municipal de Colina)

Fig.01
O Brasão de Colina original criado por Vitor possuia apenas 4 torres a vista em sua coroa (fig.01), oque segundo a heráldica caracteriza nosso municipío como "Vila". Muitos municípios no Brasil sofrem ainda com o mesmo problema no seu brasão, uns por desinformação no ato de criação e outros por realmente se tratarem de vilas e povoados na época em que foram criados e não modificados com o tempo após o crescimento populacional do mesmo. 

Brasão de Colina antes da modificação
Brasão Atual de Colina modificado segundo a heráldica

Fig.02

Através da Secretária Municipal de Educação e Cultura  Elizabete Milane Neme a atual administração alterou e adaptou o Brasão no ano 2010  agora com coroa devidamente adaptada com cinco torres a vista (Fig.02) caracterizando Colina como Municipio do Brasil conforme heráldica.


O CORRETO
Saiba um pouco mais sobre os Brasões

emos que reconhecer que no Brasil o conhecimento correto das regras heráldicas para criarem brasões heráldico ficou restrito aos estudiosos autodidatas, uma vez que raramente essa matéria é ensinada para os brasileiros leigos no assunto. No mínimo deveria existir uma carta de regras para ser entregue a cada um dos município brasileiros, para que esta área fosse padrão no território brasileiro.
Existem basicamente duas explicações para que aconteçam os erros heráldicos nos brasões domiciliares brasileiros:
1) Pelo fato da Arte Heráldica não ser mais algo presente na cultura brasileira, por "praxe", cada Município escolhe a arte de seu brasão sem critério heráldico algum, pois não há Lei brasileira para normalizar as regras heráldicas domiciliares.
2) Muitos brasões foram originalmente criados no tempo em muitos destes municípios eram ainda vilas ou aldeias. O tempo passou, o povoado cresceu, mas seus símbolos não foram adaptados à nova realidade populacional, e nem às regras heráldicas para estas novas situações. Há cidades com mais de 100.000 habitantes, mas que ainda mantêm em seus brasões coroas murais de ALDEIAS, como por exemplo, é o caso da Cidade de Cascavel, no Paraná.
Muita coisa tem sido atribuído às coroas murais, ou coroas domiciliares, como por exemplo: significado espiritual, significado de hospitalidade, bravura ou grandeza de caráter de seu povo, força no combate aos inimigos de outrora, etc.
Na heráldica brasileira, a Coroa mural só tem duas funções básicas:
   A) Mostrar através de seu desenho próprio que o brasão é de um domicílio, e não de uma pessoa.
   B) Mostrar através das duas cores básicas se é uma cidade comum (na cor PRATA) ou uma Capital
(na cor OURO).

Veja abaixo as regras para representação de coroas murais na heráldica brasileira.

Coroa Mural apenas
para Município,
Capital de Estado

Coroa de ouro com oito torres, sendo cinco torres à vista. Destas cinco, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estarem
dando volta para a parte de trás.


Coroa Mural para
todos os demais
Municípios do Brasil


Coroa de prata com oito torres, sendo cinco torres à vista. Destas cinco, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.


Coroa Mural para
Vila.


Coroa de prata com seis torres, sendo quatro torres à vista. Destas quatro, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.


Coroa Mural para
Aldeia, ou qualquer
outro povoado.

Coroa de prata com quatro torres, sendo três torres à vista. Destas três, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.






Brasão de Armas MunicipalCriado pela Lei Municipal 660 de 04 de Junho de 1970, foi desenhado pelo artista plástico colinense, Vitor Martins.
Descrição heraldica do Brasão“Brasão Português, esquartelado em relevo, encimado pela coroa mural de prata, com cinco torres, cada torre com sua porta, privativas das municipalidades.
À esquerda campo de goles, com os loros e a espada (que significa comando).
À direita campo de blau com os escudos Português e Italiano (Pioneiros da colonização de Colina).
À esquerda inferior, campo de prata, com uma colina e sol nascente (que deu origem ao nome Colina).
À direita inferior, campo amarelo jalue, com o símbolo do Comércio e da Indústria.
Como suportes: à esquerda uma haste de café ao natural; à direita uma haste de milho também ao natural;
Embaixo, um listel branco, a data mais significativa, a da criação do Município, bem como o seu nome “Colina”, em sable”.
(Fonte: www.colina.sp.gov.br )




Através de concurso público coordenado pelo Jornal O COLINENSE em 1986, foi escolhida a bandeira do município por um corpo de jurados formado por nove pessoas das mais representativas do município, adotada posteriormente por lei devidamente aprovada pela câmara. Foi apresentada ao público no Dia da Bandeira, a 19/11/1986, na praça central (foto).
(Foto: Revista PrefeiTÔ Informa pag.03) 


Bandeira do Município de ColinaCriada pela Lei Municipal nº 1300 de 18 de novembro de 1986. Criada e Desenhada pelo Senhor Everton de Souza Cunha, vencedor do Concurso para criação da Bandeira Municipal. "Bandeira de formato retangular em fundo branco e um Brasão Português ao centro, esquartelado em relevo, encimado pela coroa mural de prata com cinco torres. Cada torre com sua porta privada das municipalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário