Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Familia Giachetto

 
Família Giachetto – o ideal da conquista

No início do ano de 1858, a família italiana de Frederico Giachetto, casado com Ângela Polizeli, e seus dez filhos: Frederico Filho, Maria, Regina, Josefina, Antônio, José, Luíz, Rosa, Ângela e João, imigrou da cidade de Veneto-Itália, nação do velho continente europeu, com destino ao Brasil. Aportaram em Santos, deixando para trás sólidas amizades na cidade em que habitavam. Ávidos cheios de desejos e esperança, ambiciosos por vencer no país promissor, aportaram em Santos e dali partiram para Ribeirão Preto, onde residiram temporariamente. Depois partiram para a região agreste, onde adquiriram terras e construíram suas moradias no local denominado “Estiva” do arraial criado em 1903, com o vigor e a união de inúmeros desbravadores, região que mais tarde seria elevada a município, no ano de 1925, e denominada Colina.

Frederico Giachetto desbravou matas e mananciais, e dedicou-se à abertura de áreas para a plantação de café e cereais, e para a criação de gado bovino. Enfrentou as dificuldades existentes numa época em que a mecanização era precária, dedicando-se como herói ao manejo das ferramentas de trabalho até o pôr do sol. No fim de cada dia, no sôfrego do cansaço, o semblante de satisfação a desafiar o local das clareiras abertas e o sorriso da conquista regressando ao lar.

Com parcos recursos de transporte, usavam a montaria no dorso do eqüino e o carro de boi, guiado pelo mestre do canzil com sua vara de ferrão altivo no comando dos animais, para se locomover até a cidade mais próxima e adquirir os gêneros alimentícios não produzidos na fazenda.

Os fatos mencionados relatam a satisfação da conquista da família Giachetto, planejada e executada com dedicação e desenvoltura para o crescimento da promissora Colina, orgulho dos seus habitantes e o futuro concreto da atual e nova geração.

João Giachetto, o filho mais novo, casou-se com Irma Gragnanini e teve doze filhos: Maria Natalina, Eliza Elidia, Emília, Enrica, Miguel, Yolanda, Izaura, Eloy, Jovino, Durval, Germano e Irineu Alceu.
(Texto do Livro Colina Capital Nacional do Cavalo pag.292 de Syria Drubi) 

 Graniani Giachetto
(em email enviado por Pedro Jiaqueto a foto descrita como Ângela Polizeli na pag. 292 do livro Colina Capital Nacional do Cavalo trata-se na verdade de Graniani Giachetto filha de Frederico e irmã de João Giachetto)


João Giachetto

(em email enviado por Pedro Jiaqueto a foto descrita como Frederico Giacheto na pag. 292 do livro Colina Capital Nacional do Cavalo trata-se na verdade de João Giachetto  filho de Frederico)

6 comentários:

  1. Ola... Sou da familia Giacchetto e as fotos contidas nesta pagina são na realidade de Joao Gicchetto e Irma Graniani Giaccheto. Ambos estão sepultados em Colina. O Sr Joao Giacchetto é filho de Frederico Gicchetto.... Se necessário podemos fornecer fotos corretas da familia Giacchetto.

    Grato

    Eraldo

    ResponderExcluir
  2. Bomdia!!!

    Eraldo ficaria muito feliz se vc pudesse me enviar mais informações e materiais (fotos e documentos) se possivel um histórico de sua familia ja que as fotos postadas retirei do livro Colina Capital Nacional do Cavalo onde temos poucas informações sobre a familia e sua contribuição seria muito utilpara complementar o blog envie para vagner_cotrim@hotmail.com obrigado pela sua visita e aguardo mais informações sobre a sua familia que postarei com muito prazer

    obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja interessante ir até a cidade de Colina para saber mais dessa história que certamente envolve antepassados nossos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Sou Sônia Guiachetto neta de Elisão Guiachetto e Maria Emília Moretto, casados e oriundos da região de Veneza, Itália. Vieram para o Brasil por volta de 1922, com dois filhos Ítalo Giachetto é Ilário Giachetto. Tb vieram juntos primos que se afastaram pelo Brasil e Argentina.Quem sabe não fazemos parte da mesma família.

    ResponderExcluir
  5. Minha esposa e filha da dona izaura guiachetto. buysecongo@gmail.com

    ResponderExcluir