Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Militares - "Ângelo Zardine"




87 Ângelo Zardine ex combatente

Ângelo Zardine à esquerda 170nasceu em 05 de Dezembro de 1917, na Fazenda Uriage, em Colina, seus pais Artur Zardine e seus filhos: Vera Lucia, Carmem Lucia e Rosangela.
Foi convocado no dia 02 de junho de 1942, desembarcou em Nápolis, na Itália no dia 06 de junho de 1944. Tomou parte nas batalhas Sobreassasso, Monte Castinio, Torino Fornese, Montese e Monte Castelo. Na batalha de Fornese, participou da operação que aprisionou 17.000 alemães, ficando 96 horas sem durmir, fazendo a escolta dos prisioneiros.
Por atos de bravura em combate, foi promovido a Cabo e a Terceiro Sargento, seus comandantes foram o Primeiro Tenente Ari Migueis e o Primeiro Tenente Wilson Almeida Fontes .
O Ex combatente, Âgelo Zardine, permaneceu 1 ano e 16 dias na Itália, chegando no Rio de Janeiro em 18 de Julho de 1945, sua chegada em Colina se deu no dia 22 de Agosto de 1945, sendo recebido intusiasticamente pela população.

Ângelo Zardine aposentou-se como Segundo Sargento e fixou residência em Barretos.
Doação: Ângelo Zardine
(Foto: Acervo Museu Municipal de Colina)


170 - Hollerithe Ângelo Zardini
Doação: Ângelo Zardini
(docto: Acervo Museu Municipal de Colina)

Soldado Segunda Guerra

foto s/registro
Doação: Ângelo Zardini
(foto: Acervo Museu Municipal de Colina)
169 - Segunda Guerra MundialFotografia de Soldados brasileiros, fardados, utilizando-se de uma moto em campanha na Itália, durante Segunda Guerra Mundial.
Doação: Sr. Ângelo Zardini
(foto: Acervo Museu Municipal de Colina)

Objetos de guerra
Entre eles estão: Placa de Identificação de Soldado, Cápsulas de Fuzil e cápsulas de revolver deflagradas durante a guerra de 1941 pertencentes ao expedicionário Angelo Zardini.
 189-A  Do lado direito "Bibi"  que fazia parte da farda utilizada pelos Pracinhas
(Doação: Angêlo Zardini)

Um comentário: