Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

O primeiro avião que pousou em Colina


Acervo Dante Guarnieri Filho
colhida por Renata Paro

36 - foto do primeiro avião que pousou em Colina conhecido como Teco-Teco, pousou no campo do Polo
(foto Acervo Museu Municipal de Colina)

"Aconteceu por volta de 1935. Um aviãozinho teco-teco, cor de alumínio , ali pelas dez horas do dia, passou roncando pelos céus colinenses, deu algumas voltas e foi aterrisar no campo de pólo, naquele tempo o único local existente para pousos de aviões.
Minutos após,  a população em peso estava presente no campo, apreciando de perto aquele estranho pássaro de metal com asas dobráveis, coisa pouco comum naquela época. Salvo algumas excessões quase ninguém conhecia um aeroplano. foi por esse motivo que o tal aparelho foi muito visitado, durante as horas que ali permaneceu.
Botaram um guarda para zelar por este, e sua tripulação foi bater perna pelo povoado.
Três ases destemidos e maníacos, segundo a opinião do bananeiro português, um velhinho bigodudo que, aproveitando-se  da aglomeração, foi para lá vender as suas bananas.
No outro dia bem cedinho a mesma tripulação ja estava preparada para o regresso. Gente estranha, não ligou para o povo. Metidos no interior do teco-teco, rodaram pela pista de grama  e ganharam as alturas, deixando o colinense abismado. Manhã de festa  para o pacato e obreiro povo de Colina. Mesmo sendo numa segunda feira, ninguem foi trabalhar naquele dia."

(Texto: O Primeiro avião que pousou em Colina do Livro Crônicas da Cidade de Colina pag.18 por Nicolas Gonçalves)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário