Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Alice Nogueira Dias

Alice Nogueira Dias era filha dos Fundadores da cidade: Cel. José Venâncio Dias e D. Mariana Nogueira Dias, tinha duas irmãs: D.Helena Nogueira e D. Mariana Dias de Andrade(casada com Dr. Lamounier de Andrade) Alice faleceu no dia 22 de Novembro de 1.933, com 39 anos na casa de seu cunhado Dr. Lamounier de Andrade. Muito querida por todos, por causa de suas obras de caridade e sempre envolvida em boas ações com pobres e doentes do municipio, seu falecimento causou imenso pesar a todos, o comércio local cerrou meia porta em sinal de luto e o expediente na prefeitura foi suspenso por 48 horas.
Alice dias é patrona da Ponte metalica (Ponte Alice Dias) e foi homenageada tambem no dia 12 de Outubro de 1953 pelo prefeito Pio Ferreira de Mello Nogueira que inaugurou a maternidade e o ambulatório local dando o nome a maternidade de "Alice Dias".
139a Alice Nogueira Dias
Dona Alice Nogueira Dias, Patrona da Ponte Alice Dias a que esmpresta o nome, Faleceu em 22 de Novembro de 1.933 às 13:00hs, na casa de seu cunhado Dr. Lamounier de Andrade, aos 39 Anos, era solteira.
Trabalhou em prol dos pobres, idosos e instituições de caridade e prestava socorros aos doentes.
Era muito estimada e seu falecimento entristeceu a cidade e os mais carentes
Era filha do fundador de Colina Cel. José Venâncio Dias
(Pintura: Acervo Museu Municipal de Colina)

(ampliação da foto abaixo por Vagner Cotrim)

12 - Casamento de Dr. Lamounier de Andrade e Mariana Dias
Vemos na foto as 3 filhas de Cel. José Venâncio Dias
Da esquerda para a direita as senhoras:
Alice Dias - (Solteira)
Mariana - ( A Noiva)
Helena ( Esposa do Sr.Eduardo da Rocha Passos)
(Foto: Acervo Museu Municipal de Colina)


(Ampliação da foto abaixo por Vagner Cotrim)
22 Casamento de Mariana Dias e Dr Lamounier de AndradeAlice Dias a primeira da esquerda para direita com seus familiares.
(Foto: Acervo Museu Municipal de Colina)




Extraido do Jornal O Collinense n°712 de 26 de Novembro de 1933 por Vagner Cotrim disponivel em http://www.colina.sp.gov.br/  (Acervo digitalizado Museu Municipal de Colina)

 
Extraido do Jornal O Collinense n°710 de 26 de Novembro de 1933 por Vagner Cotrim disponivel em http://www.colina.sp.gov.br/  (Acervo digitalizado Museu Municipal de Colina)

Um comentário:

  1. Vagner, achei ótimo o tratamento que você deu aos recortes dO Colinense... Realmente, ficaram bem legíveis... E a postagem ficou muito boa... como sempre...

    ResponderExcluir