Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

Hugo Martins Tristão

Hugo Martins Tristão faleceu, aos 73 anos, em 02 de Junho de 2007, deixando a esposa, filhas, genros e quatro netos.
Deixou também um grande vazio no mundo das artes em Colina, pois sempre se dedicou de coração a nossa cidade.
Uma rua de Colina leva seu nome:
Local: bairro Jardim Simões e Jardim Santo Antonio I – Compreendida no trecho da Rua Dr. João Moreira de Andrade até a confrontação do Jardim Santo Antonio II.

(Foto: Facebook Colina SP (http://www.colinaspaulo.blogspot.com/ ) (colaboradores Renata Paro e Carlos Alberto Ribeiro)  
Filho de Ângelo Martins Tristão e Anunciata Farina Martins, nasceu no dia 10 de setembro de 1933. Como ele próprio dizia despertou o fascínio pela arte no "ventre da mãe". Iniciou sua vida profissional aos dezoito anos na Editora Outubro, em São Paulo, explorando a arte em histórias de terror.
Foi cartunista da Folha de São Paulo , jornalzinho "O Domingo" e seus trabalhos participaram de exposições nas Galerias da França, sendo elogiados e premiados.
Trabalhou na Editora Ática ilustrando materiais didáticos. Ilustrou também as histórias de Chico Bento de Maurício de Souza. Trabalhou como desenhista na Casa Publicadora Brasileira , editora da revista "Nosso Amiguinho" fazendo roteiros e ilustrações .
Sua obra prima, "A Natureza em Quadrinhos", é composta de histórias que retratam o gosto íntimo pelos animais, constituindo valioso documento em defesa da ecologia.
Em 1986 foi o criador e desenhista da capa da revista "Festa do Cavalo", e também dos convites. Além de cartunista, ilustrador, pintor, roteirista e desenhista, Hugo mantinha uma escola de artes onde ensinava pintura.
(Fonte: Syria Drubi, Colina Capital Nacional do Cavalo pag.348)


Hugo e Sua esposa Leila

 Hugo e Fernanda

Leila e Hugo Martins Tristão







 Quadro pintado pelo Hugo Martins Tristão que o presenteou ao também artista colinense, Carlos Alberto Ribeiro (D'Solrac) quando ambos trabalhavam no departamento de arte da Christian Gray em 1973/74 e que ele guarda com muito carinho. Retrata o avô de Hugo, Luis Farina (vide foto)
Foto enviada por Carlos Alberto Ribeiro.





O material acima para postagem foi montada por Colina SP, com material e pesquisa de Renata Paro e com material de Carlos Alberto Ribeiro e do blog http://www.colinaspaulo.blogspot.com/

(Livro: Acervo Pessoal Vagner Cotrim)
No dia 24/06/2011 recebi pelo correio um presente muito especial : o livro "A Natureza em Quadrinhos" de Hugo Tristão edição 1986 - diretamente do Sebo Lider de Curitiba - PR. enviado por Roger Eduardo Peguim, surpeza minha quando abri o pacote e me deparei com esse delicioso presente. Obrigado Roger!
Atualmente possuo dois exemplares 1986/1990.

A Natureza em Quadrinhos
Hugo Tristão e Ivacy F. Oliveira
Idioma: (Português - Brasil)
Editora: Casa Publicadora Brasileira - Tatuí-SP
Ano: 1986 ( existem outras edições 1989 e 1990)
Número de paginas : 192
Medidas: 33 15,5
Peso: 335 gramas
Encadernação: Brochura
Assuntos Abordados na obra: Ciências Biológicas: Ecologia. Natureza. Historia em Quadrinhos (HQ).Meio Ambiente. Fauna e Flora Brasileira. Ecologia para Crianças. Histórias sobre Animais.
Observações: Inclui Bibliografia e textos complementares: Ecologia a Ciência da Sobrevivência, Curiosidades do Mundo Animal.
Características Especiais: Livro com Ilustrações
Ilustrador: Hugo Tristão
Observação de Ilustrações: Gravuras em Cores

Impressiona a qualidade de cada desenho desta magnífica obra de arte. Tenho a sorte de ter alguns exemplares mas infelizmente não posso escanear todo o livro. Como pode uma obra da década de 80 ser tão atual?  Posto abaixo apenas um: "Beija Flor" dos 15 animais estudados e publicados neste livro com tamanha riqueza de detalhes e informações. Boa leitura!


Jornal extraido do arquivo folha por Roger Eduardo Peguim onde se destaca reportagem sobre o artista Hugo Tristão.
(Acervo Pessoal Vagner Cotrim)


Exemplar do convite para a VIII Festa do Cavalo de Colina. Detalhe para a ilustração que é do saudoso Hugo Tristão.
(Acervo Museu Municipal de Colina)

Obs: Existe um exemplar do cartaz tambem desenhado por Hugo emoldurado na parede do Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Colina )

7 comentários:

  1. Foi um prazer ajuda-lo, precisando de algo a mais é só pedir, se estiver ao meu alcançe, terei o enorme prazer em ajuda-lo.

    Agradeço
    Roger Peguim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 😧 procuro tanto um exemplar desse Livro "A natureza em quadrinhos" eu tinha ele quando criança... Fiz uma aposta com minha família sobre uma das curiosidades sobre passarinhos e vagalume que tenho certeza que li nele e queria mostrar a todos... se souber de alguém que tenha um exemplar para venda ou mesmo digitalizado, por favor, me avise!

    Parabéns pelo artigo!!

    ResponderExcluir
  4. 😧 procuro tanto um exemplar desse Livro "A natureza em quadrinhos" eu tinha ele quando criança... Fiz uma aposta com minha família sobre uma das curiosidades sobre passarinhos e vagalume que tenho certeza que li nele e queria mostrar a todos... se souber de alguém que tenha um exemplar para venda ou mesmo digitalizado, por favor, me avise!

    Parabéns pelo artigo!!

    ResponderExcluir
  5. Procuro muito um exemplar desse livro se alguém souber onde encontrar agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Mais um artista que passa pelo nosso planeta ou pelo nosso país sem o devido reconhecimento ou apoio pra que pudesse ser melhor aproveitado para nos deixar encantados.

    ResponderExcluir
  7. Lia a revista nosso amiguinho, enntre a década de 80 e 90, e sempre havia historinhas ilustradas e roteirizadas por Hugo Tristão. E era assim que ele assinava ao final "Por Hugo Tristão"

    ResponderExcluir