(Pintura Acervo Museu Municipal de Colina)
Nasceu José Venâncio Dias em Sant'Ana dos Olhos dÁgua, no vizinho município de Orlândia, em 9 de Junho de 1869.
Foram seus pais os venerandos paulistas José Venâncio Dias e dona Helena Diniz Junqueira, que o souberam educar segundo os melhores princípios de sua tradicional família. Frequentou colégios em Minas e São Paulo, mas tendo vindo criança para Colina, em companhia de seus pais, desde logo se afeiçoou a esta terra, onde viveu toda a sua existência, interessando-se pelo seu progresso.
Foi um grande animador e valorizador desta região paulista que soube amar verdadeiramente.
Não possuía notável cultura ou ilustração.
Dedicava-se à lavoura e à pecuária, assuntos de seu conhecimento e predileção.
Um traço, principalmente, o distinguia como homem público, a sua simpatia pelos humildes e deserdados da fortuna, aos quais sempre dispensou amparo e proteção.
Era naturalmente bondoso, alegre e brincalhão, a todos conquistava, daí, a sua influência de chefe político local incontestável. O respeito conquistado entre os colinenses da época, também se deu pelo fato de ter sido ele, o doador do patrimônio para a fundação da cidade e ser casado com dona Maria Carolina Nogueira Dias, senhora de excepcional bondade e dedicação aos desfavorecidos.
Faleceu em viagem de estrada de ferro, perto de Campinas, quando regressava de uma estação de águas em Lindóia, no dia 4 de março de 1925. Aqui chegando seu corpo, foram-lhe prestadas as mais justas e sinceras homenagens.
*O presente esboço biográfico foi fornecido pela neta do Cel. José Venâncio Dias, D. Ana Maria Dias de Andrade.
Fonte: http://www.escolajosevenanciodias.blogspot.com/
12 Casamento Dr. Lamounier (Provavelmente o Sr. que se encontra atras de Alice entre as meninas trata-se do Cel. José Venâncio Dias)
Da esquerda para a direita vemos nesta foto as três filhas de Cel. José Venâncio Dias:
Alice Dias ( Solteira)
Mariana ( A Noiva)
Helena (Esposa de Sr. Eduardo da Rocha Passos)
(foto: Acervo Museu Municipal de Colina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário