Festa do Cavalo de Colina

Festa do Cavalo de Colina
Revista Prefeitô Informa 1987

O Antigo Bebedouro D`água


Bebedouro para animais (ainda é possivel ver ao seu redor algumas lajotas de granito do antigo calçamento da rua) 
(Foto: Antonio Sérgio Torquato)

A Construção de bebedouros para animais no municipio deu-se na década de 50 pelo prefeito Fernando Vianna que administrou a cidade no período de 1956 a 1960. Fernando realizou grandes obras de saneamento, conservou estradas rurais, ampliou a iluminação da cidade e calçou várias ruas, pedra por pedra, por ser o unico sistema que, na ocasião, permitia as parcas economias do municipio, cuja arreacadação era menor do que os custeios das grandes fazendas locais. Exigiu que proprietários de carrinhos de animais das zonas rural e urbana trocassem as arcaicas rodas de ferro por pneus para proteção dos animais e construiu os bebedouros d`água em algumas vias públicas.
Fernando Pereira Vianna faleceu em 14 de janeiro de 1989 e deixou os filhos: Esther, Ferando, Norma, Alfredo, Carmem e Regina.

Fonte: (Colina Capital Nacional do Cavalo de Syria Drub)i


 Prefeito Fernando Vianna
(Foto: Doação Familia Vianna)


  Lajotamento das Ruas do Municipio
(Fotos: Doação Família Vianna)


Não se sabe ao certo quantos bebedouros foram construidos, doque sobrou, apenas um, podemos dizer que o mais importante construido em lugar estratégico à Av. Angelo Martins Tristão (antiga Av. do Café) na mesma avenida temos a estação ferroviaria, responsavel pelo transporte de café, toras de madeira e passageiros, tinhamos tambem em frente a estação o Hotel brasil, e casas de comércio como a Casa Brasil, alem de outros pontos comercias.


Estação Ferroviária

Em um tempo onde o transporte era basicamente feito por animais, nada mais prático do que bebedouros para saciar a sede desses que transportavam  mantimentos, cargas e pessoas com suas bagagens para a estação ferroviaria. O bebedouro servia tambem a tropeiros que passavam pelo municipio.


130 Carteira de Habilitação do Sr. Sebastião Dalpin.
Curiosidade: A habilitação é para conduzir carroças como Carroceiro Rural Profissional 1946
(Docto: Acervo Museu Municipal de Colina)
 
 
 
Em excelentes condições o bebedouro é utilizado até os dias de hoje como demonstra a foto acima, preservar este bem é manter viva a cultura e tradições do municipio que é conhecida como Capital Nacional do Cavalo.
 
(Foto: Livro Colina a Capital Nacional do Cavalo de Syria Drubi pag.327)
 

 43 - Carros de Boi 1920
Carros de Boi que transitavam pelas ruas puxando toras para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, estão passando, onde hoje é a Rua Alfredo Simões de Campos Filho, entre a rua 07 de Setembro e 13 de Maio. A Casa da direita é a casa Vulcão e as duas a esquerda é onde atualmente funciona a clinica do Dr. Adilson Sturaro.
(foto: Acervo Museu Municipal de Colina)

Curiosidade:
Não sobraram muitos bebedouros para animais espalhados por ai, talvez o mais conhecido de todos seja o do  Largo da Ordem  de Curitiba, Paraná. Muitos curitibanos se referem a todo o setor histórico com este nome, mas o largo é esta parte final. O nome oficial é Coronel Enéas. Estando no Largo você verá a Igreja da Ordem, de 1737, que foi restaurada em 1880 para a visita do Imperador D. Pedro II. Esta igreja alberga o Museu de Arte Sacra.
 Igreja da Ordem – Pintura de Cassio Mello



No centro do largo, o antigo bebedouro para os cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário